Antes de celebrar o 99º Aniversário do CNE, primeiro temos de saber como tudo aconteceu e, por isso, trazemos um (pequeno) resumo.
O CNE, também conhecido por Corpo Nacional de Escutas, nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foi fundado pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que tiveram um primeiro contacto com o Movimento escutista em Roma um ano antes. Depois de verem mais 20.000 escuteiros juntos num só lugar, começaram a sua pesquisa e a 24 de Maio de 1923 reuniram 11 bracarenses (pessoas de Braga), no prédio n.° 20 da Praça do Município. Depois dessa reunião, o Corpo de Scouts Católicos Portugueses nasceu, tendo sido aprovado no dia 27 (em que celebramos o aniversário).
No dia 26 de Maio de 1924 é publicado o Decreto-lei n.° 9729, que confirma a aprovação dos estatutos e alarga a todo o território Português o âmbito da Associação. Em Janeiro de 1925, reuniu em Braga, pela primeira vez, a Junta Nacional com: D. Manuel Vieira de Matos, Director Geral; D. José Maria de Queirós e Lencastre, Comissário Nacional; Dr. Avelino Gonçalves, Inspector-Mór; Cap. Graciliano Reis S. Marques, 1.° Vogal e Álvaro Benjamim Coutinho, 2.° Vogal.
O Movimento estende-se de Norte a Sul de Portugal e, como meio de informação entre todas as Unidades, apareceu em Fevereiro de 1925 o 1.° número do jornal “Flor de Lis” que mais tarde, em Janeiro de 1945, se apresentava em forma de Revista.
Agora, desafiamos-te a contar o nascimento do CNE, no formato que quiseres. Podes fazer um vídeo, uma banda desenhada, uma música, etc, e enviar para caminheiros.1128@escutismo.pt