Celebração dos 99 anos do CNE – Terça-Feira

Já explicámos como o CNE nasceu, mas conheces os fundadores?

Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos

Manuel Vieira de Matos GOC (Poiares, Peso da Régua, 22 de Março de 1861 — Braga, 28 de setembro de 1932 (71 anos)) foi bispo da Guarda, arcebispo de Braga e fundador do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.
Foi ordenado sacerdote em 22 de Setembro de 1883, nomeado bispo auxiliar de Lisboa, com o título de arcebispo de Mitilene a 22 de Junho de 1899 foi. A ordenação episcopal aconteceu a 15 de Agosto do mesmo ano.
A 1 de Outubro de 1914 foi escolhido para estar à frente da Arquidiocese de Braga. Teve um papel importante na reorganização da catequese e influenciou a Ação Católica e a imprensa Católica.
Em 1923, co-fundou o “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, hoje conhecido como Corpo Nacional de Escutas.
A 31 de Dezembro de 1927 foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo.

(Monsenhor) António Avelino Gonçalves

Nascido em Monção, foi ordenado sacerdote em 1918. Colaborador próximo de D. Manuel Vieira de Matos na arquidiocese de Braga, co-fundou com este o atual CNE, tendo sido Inspetor-Geral. Fundou a “Flor-de-Lis” em 1925, da qual foi diretor durante 8 anos. Em 1933, deixou o CNE para se dedicar à organização da Ação Católica Portuguesa.

Agora, desafiamos-te a fazer uma caricatura de um dos fundadores acompanhada por uma citação (dos próprios ou uma escutista que associes a eles), e enviar caminheiros.1128@escutismo.pt

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *